Das técnicas de SEO mais eficientes para se conseguir uma boa indexação de conteúdo nos mecanismos de busca, a mais eficiente e fácil de verificar resultados é saber usar corretamente os títulos e sub-títulos dos artigos em seu blog.Seguindo algumas regras básicas na hora de criar o conteúdo de seu blog, isso pode acelerar o processo e até ajudar a melhorar o posicionamento de seu blog nos resultados. Então, vejamos como entender e usar bem os títulos.

Quando se fala de técnicas de SEO - Search Engine Optimization – para melhorar a indexação de um certo site, blog ou conjunto de conteúdos, muitos pensam que basta conhecer e dominar o máximo de algoritmos e aplicar as técnicas que isso bastará para estar nas primeiras linhas de resultados do Google. Mas não é bem assim que funciona e não é tão simples. A credibilidade da Google e de outros buscadores, como o novo Bing, está em justamente evitarem a manipulação e oferecerem o resultado mais relevante para quem fez a busca.



Já tratamos diversas vezes sobre esse assunto aqui, mas vale ressaltar novamente para que fique claro. Um blog ou site é feito de conteúdo e esse conteúdo tem que ter qualidade, ser original e tem que ser relevante para quem o procura. Você pode aprofundar sobre isso lendo os artigos indicados aqui. O seu foco tem que ser sempre em seu conteúdo, no seu nicho escolhido e nas palavras-chave que agregam valor ao seu texto/artigo e são a ligação entre suas páginas:
8 dicas de SEO para Blog
KeyWord Tool – Ferramenta para Palavras-Chave
Google Insights for Search: Palavras-Chave e Relevância

Com esses textos (e os que indicaremos ao final do artigo) você poderá fazer bom uso do que vamos mostrar aqui sobre a importância dos títulos e sub-títulos dentro dos artigos. Os títulos são importantes, primeiros para atrair a atenção dos leitores e os manter interessados no texto, e segundo, são importantes para ajudar que este conteúdo seja melhor indexado nos mecanismos de busca.

Como trabalham os robôs das buscas?

Numa explicação rápida. Os mecanismos de busca, em seus algoritmos que vasculham a internet catalogando links e seus conteúdos, procuram basicamente por palavras-chave e as suas relações umas com as outras e com o restante do site. O que os robôs buscam é por palavras e frases que têm sentido e importância para um determinado assunto e os cataloga. Quanto mais palavras e frases relacionadas umas com as outras os robôs encontrarem sobre um determinado assunto, mas relevante é considerado aquele conteúdo.

O link do artigo e o título principal de seus artigos.

Com toda certeza e todos sabemos disso, o título é que vai atrair o interesse dos visitantes para se sentirem motivamos a ler o que você publicou. Isso também vale para os robôs. O olho humano é atraído pelas formas, cores e tamanhos dentro da formatação de um texto. Exatamente por essas formas, cores e tamanhos diferenciados é que os robôs vão procurar PRIMEIRO pelas palavras-chave de um texto. Por isso, o primeiro lugar que deve conter as palavras-chave de seus artigos é o título principal.

Para nós que usamos o Blogger como plataforma de nossos blogs, são esses títulos que se tornarão o link das páginas. Os links de nosso artigos criados no Blogger seguem sempre o mesmo padrão:


http://NomedoseuBlog.blogspot.com/AAAA/MM/título-do-artigo-como-vc-escrever.html


Onde, “AAAA” será o ano da publicação, “MM” é o mês em que o artigo está arquivado e o que está em vermelho é exatamente o que você digitar como título de seu artigo no editor de posts, conforme a imagem abaixo.

ERRATA: (texto corrigido citado como recebi do Botoja Dicas que me ajudou nessa parte – ver comentário)

O grande problema é que esses links têm um limite de quantidade de caracteres. Cada link criado a partir do título que você escrever para seus artigos terá um limite de caracteres. Veja a explicação com a ajuda do Botoja.

O tamanho e a quantidade de caracteres] depende do tamanho do nome de seu blog. O Blogger coloca como URL até 80 caracteres.

Então se o seu blog chama-se "teste" por exemplo, a URL principal dele seria: http://teste.blogspot.com.
Se o dono desse blog fizesse uma postagem com o título de "testando o blog", a URL dessa postagem seria mais ou menos isso: http://NomedoseuBlog.blogspot.com/2009/07/testando-o-blog.html.

Ao todo essa postagem tem 63 caracteres, portanto ele poderia usar mais 17 caracteres no título sem prejudicar a URL.

Resumindo, o blogger disponibiliza 80 caracteres para uma URL de postagem, desses 80, 34 são utilizados no HTTP://.blogspot.com/AAAA/MM/.html [sobrando] então 46 caracteres. Diminua a quantidade de caracteres do nome de seu blog e tem-se o número de caracteres que poderá usar no título da postagem sem prejudicar a URL.

Será que deu pra entender? Lembrando que esses cálculos são para blogs com o endereço “.blogspot.com”. Para blogs com domínios próprios o cálculo deve acrescentar o “www.” e retirar o “.blogspot”.”

Os espaços também contam e são substituídos por hifens e também contam como caracteres. É importante observar, então, quais são as palavras mais importantes para aparecerem em seu título que se tornará o link desse post. A dica é pesquisar as palavras-chave como indico nos artigos acima.

Os sub-títulos dentro dos artigos.

Um textos em seus artigos que for muito maior que uma média de 450 palavras é recomendável que se dê títulos às partes ou seja, que o artigo seja dividido por sub-títulos ou seções. Para essas partes vale dar alguns destaque.

Use as tags de título na hora de editar os seus artigos, editando eles diretamente no código HTML. No editor padrão do Blogger, basta clicar, em “Nova Postagem”, na aba “Editar HTML” (visível na imagem acima).

As tags de título são assim, com os respectivos resultados:


Título 1


Título 2


Título 3


Título 4


Título 5

Título 6



Título 1
Título 2
Título 3
Título 4
Título 5
Título 6

Quando os robôs vasculham um conteúdo, vão em busca dessas tags por definirem que se tratam de títulos e onde as palavras-chave de um conteúdo devem preferencialmente aparecer. Se você tem dificuldades em editar seus artigos usando HTML, faça testes criando textos num blog alternativo para você ver os resultados e descobrir quais modelos funcionam melhor para o seu layout e assim aprender a usar essas tags.

Dando mais destaques às parte de seus artigos.

Também são forma de destacar um conteúdo o Negrito, Itálico e Sublinhado, e use cores.

É importante usar em partes de destaque do texto, especialmente nas palavras de maior valor para o tema e que podem ser consideradas palavras-chave. Isso dá fluidez ao texto, ajuda a descansar os olhos dos leitores e facilita a identificação e reconhecimento das partes que compõem o texto, chamando a atenção para o que é mais importante.

Por fim, temos os links que apontam para conteúdo interno ao seu blog. Use em certas partes e até em palavras dentro do texto, links que podem direcionar o leitor para artigos complementares. Você pode fazer isso de forma indireta e mostra que o seu texto tem conexão com o restante de seu trabalho, formando um conjunto.

Os links são procurados pelos robôs para identificar o quanto o seu blog está relacionado em outras partes com o conteúdo ali encontrado, ampliando a indexação para além de um único artigo e considerando seu blog como um todo, melhorando a relevância de seus artigos.