Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
Definição do site wikipedia.

As ferramentas definem a nossa cultura. Nós não temos muito o que fazer como o que usamos para fazer isso. Mesmo bárbaros podem fazer furos com um arco e flecha; temos furadeiras, prensas hidráulicas, socos e lasers. Mais importante ainda, o desenvolvimento dessas ferramentas definem uma civilização. Nenhuma cultura é considerada a mais civilizada porque utiliza as mais recentes ferramentas.
O Computador, por exemplo, é uma das ferramentas que define a cultura dos dias atuais. Antes uma ferramenta apenas para especialistas, hoje o computador tornou-se tão comum que, todos hoje em dia tem nos seus escritórios, computadors modernos, das mais diversas formas e combinações.  A influência e infiltração do computador não tem  comparação com qualquer outra ferramenta da era moderna, mesmo fora do alcance comum de muitos ainda.
Diferentemente das já esquecidas maquinas de escrever que eram restrita a secretários e estenográfico, o  computador agora reside em sua plenitude. E diferentemente dos fax, calculadoras e aparelhos de televisão, o computador não faz apenas uma tarefa, mas sim faz todas e ao mesmo tempo.  Ao contrário do seu telefone “apesar que os aparelhos celulares estão cada vez se tornando um microcomputador portátil”, ou forno de microondas, o computador  não é algo que você usa e tomar um dado adquirido, é algo, algo que esta ai para  melhorar e expandir,  cada vez mais, até mesmo algo que você gostaria de compreender.
Com efeito, de uso de qualquer instrumento eficaz que você tem que entendê-la, o que pode fazer, como ele funciona, como você pode usá-lo com mais eficiência. Tirar o melhor do seu  computador exige que simplesmente rasgar a embalagem da caixa sem as mãos. Você não pode simplesmente largá-lo na sua secretária, estante de volta, e esperar para derramar o conhecimento como se você tivesse aproveitado em uma linha direta como uma fabrica de biscoitos.
Infelizmente, apesar da popularidade dos computadores e “facilidade em adquiri”.  O computador continua sendo um mistério para muitas pessoas. Para a maioria das pessoas. E para algumas pessoas  na verdade o computador é  um aparelho mais aprimorado e com mais funções que um, videogravador. 
É impressionante como hoje em dia você pensando bem e vendo como a evolução e as funcionalidades do computador vieram para facilitar a sua vida, como por exemplo esse texto que a pouco minutos atrás não existia e com apenas alguns toques no teclado surgiu esse post, e o fato que daqui a alguns instantes ele estará em uma pagina web para todo o mundo ler, sabe a realidade através do seu kit multimídia, são coisas que só um computador pode fazer e a pouco tempo atrás era algo fora do entendimento de muitos seres humanos.

Segundo Pierre Lévy, no livro "Cibercultura", O computador não é mais um centro, e sim um nó, um terminal, um componente da rede universal calculante. Em certo sentido, há apenas um único computador, mas é impossível traçar seus limites, definir seu contorno. É um computador cujo centro está em toda parte e a circunferência em lugar algum, um computador hipertextual, disperso, vivo, fervilhante, inacabado: o ciberespaço em si.
O computador evoluiu em sua capacidade de armazenamento de informações, que é cada vez maior, o que possibilita a todos um acesso cada vez maior a informação. Isto significa que o computador agora representa apenas um ponto de um novo espaço, o ciberespaço. Essas informações contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespaço, possibilitam aos usuários um acesso a novos mundos, novas culturas, sem a locomoção física. Com todo este armazenamento de textos, imagens, dados, etc.
Houve também uma grande mudança no comportamento empresarial, com uma forte redução de custo e uma descompartimentalização das mesmas. Antes o que era obstante agora é próximo, as máquinas, componentes do ciberespaço, com seus compartimentos de saída, otimizaram o tempo e os custos.