"O presente é agora... Agora já se foi e se transformou em passado, aquilo que já foi futuro, e que agora é história".

Uma das maneiras para captar ou prender o presente (este tempo veloz) é por uma foto, ela grava o momento já passado, apesar de a imagem ficada ser um tipo de passado brutalizado, o que ela significa pode ficar sempre presente na pessoa que a tirou. Hoje temos o luxo de investir nossas emoções em uma simples imagem, ela em si, pode ser mais bem utilizada na lembrança de algo tanto como bem antigamente ou semana passada do que um texto, acredito que hoje em dia tudo é muito visual, mas do que qualquer coisa...

Só temos três tempos, melhor pensar antes de encher a agenda: ontem, hoje e amanhã... O tempo é diferente para todos, o tempo é confuso para todos, de relógio para relógio, de rotina para rotina. Sempre sabemos o quanto ele é curto e esperto, nunca tivemos tempo suficiente. O ontem acabou e deu lugar para o que é hoje, não há mais nada que se possa fazer ontem, a não ser lembrar-se do que fez o do que não fez.

O tempo de ontem esvaiu-se, não existe possibilidade de retorno. Podemos até tentar reaver e refazer algum passado, mas se ainda tiver algo a ser feito, será em outro tempo, no tempo de agora, no futuro de amanhã. O tempo não pára, não nos espera. Devemos vigiar e refletir o que fizemos ontem e o que devemos construir no tempo de hoje e preparar o tempo de amanhã, que está prestes a chegar.

Por isso é bom preparar tudo hoje, amanhã poderá ser tarde de mais, ou talvez pode até nem existir. Não há garantia. O tempo passado é passado à única certeza que devemos ter sobre, é nos preparar para o futuro. O tempo se mistura, o presente, passado e futuro tudo em questões de segundos, como explicar? Tudo isto foi bem planejado, eu vivo em função das perguntas sem respostas, mas como viver sem verdade? Não sei, pelo menos posso falar o que eu penso.

Não sabemos lidar com o tempo, tanto que dividimos em dias para que tenhamos tempo de observar e melhor utilizá-lo. Só dessa maneira, dia após dia, é que podemos ter noção do tempo. O futuro pode ser nosso? Se não for será dos nossos semelhantes, isto é certo. Um segundo é muito importante, mas do que pensamos, podemos nele fazer um gesto carinhoso, balançar a cabeça, dizer obrigado, entre tantas outras. O ciclo do tempo repetirá até o final dos tempos, pode ser que nós construímos o tempo, melhor dizendo, o tipo de tempo que queremos. Não tenho dúvida de que a maior parte do nosso tempo deveria ser dedicado à busca incessante da paz, da harmonia e do amor.

Será que o tempo e data é uma invenção secundária do Homem?

A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa. (Emmanuel)